quarta-feira, 28 de março de 2012

Não somos nada perfeitos





Conversando com a “Preta” via SMS sobre os andamentos nos cinco dias iniciais do blog, quantidade alta de visitas e poucos comentários, nos demos conta que a proposta de discutir, esse Tema/tabu, abertamente não seria tão fácil.
Quando surgiu a ideia do blog, era uma forma de discutir com todas nossas experiências nada perfeitas, nada de falar de números, calorias, peso, modelos magras e caras sarados. Queremos falar como o apoio e aceitação de quem somos, e como queremos estar tem mudado nossas vidas.

Temos vergonha dos outros analisarem nossos corpos, tirar camiseta, colocar sunga ou biquini. Ficamos tristes com medições, porcentagens de gordura e roupas que não servem.

O apoio que damos um ao outro é o combustível que nos faz seguir nessa jornada. E acreditamos que com mais apoio, mais pessoas, esta jornada poderá ser menos difícil para todos.

Por isso, se você não se sentir à-vontade de comentar no blog, conversamos por e-mail.


 e nos adicione no Facebook

http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003689671833

sábado, 24 de março de 2012

Diário, um amigo fiel.



Assim que começamos a buscar mais informações para não entrar nas dietas doidas, descobrimos que um grande aliado seria criar um diário. Anotando tudo que comemos, com seus horários, quantidade e até mesmo valor financeiro.
Essas anotações se iniciaram antes mesmo da mudança alimentar de fato. Na primeira semana os registros serviram para ter a real noção do que comiamos, até os cafezinhos devem ser anotados e quanto gastávamos com a alimentação errada.
1. Importante saber seu peso no inicio dessa jornada.
2. Se alimentar a cada 3 horas, faz com que nosso organismo não pare de trabalhar.
3. Ao diminuir a quantidade de comida e o intervalo entre as refeições, passamos a não necessitar de grande quantidade de alimentos de uma só vez.
4. Existe muito açúcar presente nos alimentos que fazem parte do nosso cotidiano, cafezinhos e chás durante o dia fazem com que aumente bastante.
5. Evitar as frituras? Sim, é fundamental para nossa saúde, diminuir o óleo trará ótimos retornos para nosso objetivo.
Aspas!
“A “Preta” adorou a ideia de escrever, só não foi muito favorável aos valores. Ela tem um certo bloqueio com isso (rsrs), porém as anotações serviram para maior controle de quando e quanto comer e ela acabou assimilando bem.”
“Eu, o “Preto”, sempre tive dificuldade em escrever no diário, mas usei o bloco de notas do celular para o controle. O alarme a cada 3 horas me dava o horário certo para comer algo, principalmente no intervalo até o almoço.”
Geralmente temos a ideia de que quanto mais saudável e balanceado, mais caro fica, mas façam o acompanhamento e terão a noção que isso não é realidade, o quanto gastamos com as besteiras do dia-a-dia tem alto custo em nossa alimentação.
Continuem a nos acompanhar nesse diário... vamos comemorar as primeiras mudanças juntos, ganhando em qualidade de vida e perdendo os quilinhos a mais.



quinta-feira, 22 de março de 2012

Despertando...


O Despertar Dele

Depois de crescer ouvindo todos dizerem: "logo você emagrece é um menino novo" e guardando as frustrações por estar sempre excluído de diversos momentos sociais na infância e adolescência, por ser gordo ele decidiu pouco depois de completar 24 anos encarar seus medos, aceitar suas vergonhas.

 O fato de mentir para si e para todos sobre uma satisfação inexistente quanto ao seu corpo ficou de lado e deu espaço para uma ação de reeducação alimentar e pratica de atividades físicas almejando uma vida saudável.
Resolveu ir à luta, com dietas malucas, planos em academia onde a freqüência não era regular, aquele emagreci e engorda.

Se passaram 20 meses e 10kg amenos, nada próximo do objetivo e tão pouco do necessário, foi quando seu irmão, professor de educação física, lhe apresentou um médico, especializado em medicina esportiva e ai tudo mudou. Diversos exames que comprovaram algo já sabido, todo o desequilíbrio da sua saúde.

Vieram às mudanças nos hábitos alimentares e mais disciplina, comprometimento nos treinos. Iniciou-se assim sua jornada (nada fácil) em ganhar saúde e perder a vergonha de ser e agir como sempre fez. Neste momento nosso casal se reencontra, aquele calor interno parecia não ter acabado.


O Despertar Dela


Sim, foi quando ela mais precisava e quando menos imaginava que começou a reconhecer onde estavam seus enganos e medos. Foi depois da incrível conversa que ela parou para pensar e perceber que também precisava mudar,
Mas perceber e não agir, buscando desculpas, só traria frustração.
Algum tempo depois, quando reconheceu algumas frustrações pediu ajuda a seus pais, que marcaram para irem juntos à clínica de emagrecimento.
Encarando os medos
Agora era hora de enfrentar algo que ela sempre evitou a balança, e por conseqüência a verdade...
No consultório, sozinha com médica, não tinha jeito, cara a cara com a inimiga nº 1, que parecia gritar que aquele 1,67m já estava com 81,9kg.
E foi depois disso que ela realmente despertou e começou a reconhecer...
Que a culpa não era da TPM, quando as roupas não ficavam bem;
Reconhecer que por não estar feliz seu corpo era grosseira com as pessoas quando tocavam nesse assunto;
que era só comendo que as coisas pareciam ser divertida.
E o pior de tudo, reconhecer que não estava gorda porque queria, que ligava sim para o olhar das pessoas e não sentia satisfação nenhuma ao olhar para o espelho.

Então aceitou a realidade e resolveu agir de forma diferente. 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Começou Assim...


Foi em uma visita feita a ela na faculdade, isso durante uma conversa agradável, que eles começaram a falar sobre a questão de ambos estarem acima do peso.
  Já que haviam namorado 2 anos antes, e após o reencontro ele havia perdido 10kg.

Durante toda a infância, adolescência e o início da vida adulta tiveram problemas com a balança e sempre transpareciam (embora não fosse a realidade) estarem contentes.

Após uma conversa franca neste dia e alguns dias posteriores, pontuaram algumas questões para entender todas as barreiras, e para quebrar barreiras é preciso ajuda, por que não um ajudar ao outro? Passaram a dividir informações, curiosidades e também o medo, apoio mútuo.

Qual o nosso objetivo?

“Queremos neste Blog compartilhar a busca pela qualidade de vida e auto-estimo, afinal não é só perder peso, mas sim deixar as vergonhas, frustrações e tristezas escondidas durante anos de lado.
Queremos ensinar a partir do nosso exemplo, que é possível que as pessoas se ajudem e ajudem as outras nesta delicada questão. Contamos com vocês! “