segunda-feira, 7 de maio de 2012

Alimentação no trabalho

     O tempo e as atividades do dia a dia acabam se tornando vilões quando queremos uma alimentação saudável

     Como e o que mudar? Quando eu pensei nas mudanças alimentares logo me veio a duvida de como ter refeições saudáveis, pois tem a tal da praça de alimentação do Shopping Center como opção no horário de almoço.
     Normalmente optava por pratos prontos, mas eles sempre têm uma tonelada de arroz, feijão, batata, frango ou bife e com uma saladinha, aquelas duas folhas de alface, três rodelas de tomate e meia cebola. kkk... Parece drama, mas é verdade!!!
     Algumas, e eram poucas vezes, optava pelos restaurantes que servem comida por quilo, mas normalmente gastava bem mais do que deveria, afinal já estava habituada a comer mais arroz, mais feijao, mais carnes e pouca salada, assim o prato pesava bastante.
     Fora aquele moleza que batia depois do almoço...Então comecei a frequentar mais e mais os restaurantes por quilo. Pode parecer loucura ou disposição para gastar, mas não, só precisava reaprender a me alimentar.
    
     Em casa sempre tivemos hábitos de comer saladas e legumes, mas sempre pensei que fosse mais caro comer assim fora de casa, e optando por esses restaurantes, teria mais opções.
    Foi quando descobri que aqueles estabelecimentos que comercializavam os pratos prontos não cobravam nada a mais para fazer substituições, como por exemplo, trocar a batata frita por legumes refogados. Foi quanto comecei a notar que comendo as porções corretas, gastava menos que antes, me sentia satisfeita e não mais passava por aquele estado de moleza depois do almoço.
Almoço resolvido! Uffa... Mas tinha outras refeições para resolver, pois café da manha tomava em casa antes de sair, mas e os lanches nos intervalos entres as refeições principais?
     Parece caro e impossível, fazer todas essas refeições fora de casa sendo saudável. O que minha mãe e o Preto me recomendavam era sempre levar de casa os alimentos e a cada duas semanas eu levava torradas e um potinho de requeijão, frios e barrinhas de cereal.
     Todas as semanas eu também levava frutas, tinha como variar, e como levava uma quantidade suficiente o bastante para uma semana ou mais, tinha como e o que comer nos intervalos sem gastar a mais com isso.
As refeições ficaram assim:
Desjejum as 7h15 em casa
Lanche da manha as 10h15 no escritório
Almoço as 13h20 na praça de alimentação (sem dramas, sem problemas, sem gastos excessivos).
Lanche da tarde as 16h30 no escritório
Lanche indo para a faculdade às 19h
Mais um lanche no intervalo da faculdade às 21h (uma boa é levar uma saladinha para esse horário, essa tem que ser preparada diariamente).
E uma ceia as 23h45 / 0h


Assim, fica fácil e barato se manter na linha e para nos recompensar, que tal umas balinhas de gelatina no lanche de sexta-feira?
Beijo grande, Preta!

5 comentários:

  1. Amei o post!
    Já estou usando algumas destas dicas, mais este post abriu mais o leque de possibilidades!

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Para as pessoas que tem a possibilidade, levar marmita de casa é uma solução bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Bom diiiia!
    Entre os sucos e as frutas, escolham as frutas, algumas vitaminas são hidrosolúveis, e se perdem quando adicionamos agua, na fruta não é acrescentado açucar nem adoçante e o melhor, o ato de mastigar auxilia na sensação de saciedade...

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia...
    Pensando em pessoas que tem mania de ficar "beliscando" durante o dia, sempre bom ter uma bolachinha inegral na gaveta do escritório, um pacotinho ou tirinhas de cenoura...
    Lembrem-se, reeducação alimentar nao é passar fome!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiz um combinado com o rapaz da lanchonete da faculdade...
    Ele monta uma salada com um bife ou frango grelhado e eu pago o preço de um lanche...
    É uma boa ideia, pq quando chego e casa, nao estou com tanta fome, posso sem problemas tomar um cha ou copo de leite e ir dormir...
    Lembrando de nao pular nenhuma refeição...

    ResponderExcluir